Serviços de Manutenção

Preventiva, Preditiva e Corretiva

A E-Service Rio nasceu da visão arrojada de seus idealizadores em aliar uma estratégia comercial focada na demanda de mercado a serviços técnicos de pré e pós venda com qualidade e confiabilidade, elementos indispensáveis na cadeia produtiva.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É o procedimento de menor custo e maior garantia, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores. A vantagem da manutenção preventiva é que ela pode ser programada, assim é possível evitar dano ao equipamento no momento mais importante de sua utilização. Os procedimentos de manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções corretivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do equipamento.

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MANUTENÇÃO PREDITIVA - TROCA DE COMPONENTES

É uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudos que determinam o MTBF, termo inglês que é uma abreviação de "Maximum Time Between Failures", ou seja "Tempo Máximo Entre Falhas". Digamos que os estudos feitos por um fabricante ou empresa especializada indiquem que determinado modelo de peça tem a vida útil estimada em 10.000 horas MTBF. Se ele trabalha 10 horas por dia, isto significa que ele vai durar 1.000 dias ou aproximadamente 3 anos, considerando-se os dias parados. Assim estas peças devem ser trocados, por medida preditiva, a no máximo cada 3 anos, mesmo que, aparentemente, estejam funcionando bem. Falando em linguagem popular, seria algo assim: - "Olha, este negócio já está pra pifar, é melhor trocar logo..."

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MANUTENÇÃO PREDITIVA

MANUTENÇÃO CORRETIVA

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação. O interessante é que, aparentemente, os equipamentos quebram quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para tanto, é preciso caprichar na manutenção preventiva.

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