O rádio comunicador para longa distância é, hoje em dia, um aparelho muito usado por empresas em diferentes situações. Isso porque, de acordo com o modelo, o equipamento pode ter diversas funções, a fim de tornar cada vez melhor a interação entre os usuários.
Um rádio comunicador para longa distância pode ser analógico ou digital e apesar das vantagens deste último, o primeiro também atende a diferentes demandas, até mesmo de empresas. Nesse sentido, confira os principais tipos de acordo com as suas frequências.
A cobertura desse tipo de rádio de frequência muito alta é para comunicações ponto a ponto, ou seja, de aparelho para aparelho. Ou a partir de um repetidor de sinal, a fim de expandir o alcance.
Já esse tipo de rádio que tem uma alta frequência, tem um alcance maior. Portanto, é útil para uma comunicação entre pessoas que estão a quilômetros de distância uma das outras.
Seja qual for o modelo, esses rádios comunicadores de longo alcance são bastante úteis no dia a dia de diferentes empresas. Isso porque:
Por conta de todos esses recursos é que o walkie-talkie é tão utilizado em distintos setores como:
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
O alcance de um rádio comunicador para longa distância varia bastante, sendo que os mais comuns chegam a até 60 km. De fato, é possível que essa cobertura seja ainda maior, no entanto, depende de vários fatores, não só do aparelho:
Todos esses critérios vão favorecer ou prejudicar o alcance do seu comunicador para longas distâncias. Nesse sentido, se os fatores não são favoráveis, um rádio de 60 km, por exemplo, não atinge essa cobertura na prática.
Os equipamentos mais profissionais contam com um alcance de 2 a 45 km, em geral. No entanto, em condições favoráveis, é possível alcançar até 60 km.
A faixa de radiofrequência de um aparelho VHF (frequência muito alta) varia de 30 a 300 MHz. Já aquele com UHF (frequência ultra alta), por outro lado, tem um alcance de 300 MHz até 3 GHz.
Saiba que a diferença entre elas é a capacidade de transmitir mensagens em áreas com menor ou maior quantidade de obstáculos. Os sinais do tipo analógicos presentes em rádios amadores podem ser captados por qualquer usuário.
Já os aparelhos digitais, por sua vez, contam com linhas privadas, o que gera mais segurança e discrição na comunicação.
Usar um rádio comunicador para longa distância significa agregar vantagens ao dia a dia da sua empresa, como uma comunicação mais clara. Para uso profissional, aliás, prefira os modelos digitais que permitem um longo alcance, além disso, são mais modernos.
Os analógicos são eficientes, mas não contam com recursos interessantes como os aparelhos digitais. Veja, então, as vantagens de comprar ou alugar esses equipamentos para o seu negócio.
A clareza no som é um critério essencial para usufruir ao máximo desse tipo de aparelho. Aliás, os modelos digitais se destacam nesse quesito, pois conseguem “limpar a voz” e ainda reduzir os ruídos ao redor. Então, mesmo de longe, a qualidade sonora é alta.
Os rádios comunicadores de maior alcance oferecem diferentes usos dentro de uma firma. Então, podem ser utilizados de mais de uma maneira, o que gera um melhor custo-benefício para a empresa.
Um modelo com alcance de até 2 km, por exemplo, não será tão eficaz em trabalhos de campo. Já um aparelho com cobertura de até 45 km, por outro lado, será útil em ambientes internos e externos.
Em muitos casos, alugar um rádio comunicador para longa distância pode ser a melhor opção. Isso porque, ao fazer a locação, você sempre pode ter acesso a aparelhos mais modernos e com mais funções.
Mais do que isso, outra vantagem do aluguel é que muitas empresas que fornecem esse tipo de serviço dispõem de assistência técnica, a fim de ajudá-lo caso surja algum problema com os rádios alocados.
É claro que a decisão sobre comprar ou alugar, acima de tudo, vai depender do orçamento que tem a sua disposição e da frequência de uso.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.