O ventilador industrial é um equipamento que garante o conforto do ambiente e o bem-estar dos colaboradores durante a execução de suas tarefas.

Muito mais do que a exigência trabalhista, o equipamento garante um ambiente mais agradável e produtivo. Daí a importância de elaborar um projeto de ventilação eficiente.

No artigo de hoje falaremos da importância do ventilador industrial para o ambiente operacional e os tipos que podem ser utilizados para proporcionar conforto. 

Aproveite sua leitura!

 

Por que o ventilador industrial é um equipamento tão importante?

 

O ventilador industrial é um equipamento que integra o sistema de climatização de um parque fabril. Ele dispersa agentes contaminantes do ar e reduz a concentração de vapores e gases, a fim de proporcionar conforto térmico.

Um projeto de ventilação deve prever a movimentação adequada do ar, recorrendo a equipamentos para prover o conforto do ambiente, para que assim se mantenha em conformidade com as normas ABNT.

O ventilador industrial garante diversas vantagens ao ambiente de trabalho como:

 

  • Temperatura agradável.
  • Renovação do ar.
  • Dispersão de agentes contaminantes.
  • Conservação de maquinário.
  • Redução de doenças respiratórias.

 

Considerando que o ambiente industrial apresenta situações adversas, como o calor emitido pelo maquinário, além dos colaboradores compartilhando o mesmo ar, o ventilador industrial é um aliado para evitar os transtornos operacionais e manter a saúde.

Estabelecimentos comerciais também podem se beneficiar com ventilador industrial, uma vez que ele não só reduz o calor, como elimina odores, e agentes contaminantes.

 

O uso do ventilador industrial e as exigências trabalhistas

 

O Ministério do Trabalho específica algumas diretrizes que visam o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. A NR 15 apresenta dois anexos que abordam exatamente o uso de ventilador industrial:

 

 

Isso reforça a necessidade de um projeto de ventilação que trabalhe com um ventilador industrial eficiente, assim, atendendo os padrões de salubridade do ambiente exigidos, e também preservando o bem-estar dos colaboradores.

Atualmente, existem modelos que removem completamente as partículas e agentes nocivos, estes podem surgir no próprio processo produtivo.

Esses agentes podem causar intoxicações graves, além de aumentar a incidência de doenças respiratórias. Logo, com o uso do ventilador industrial, é possível manter a saúde do colaborador e evitar afastamentos e até mesmo indenizações trabalhistas.

Além de atender às exigências da legislação trabalhista, é importante ressaltar que um ambiente livre de poluentes e que apresenta conforto térmico aumenta a produtividade da operação.

 

Como funciona um ventilador industrial?

 

O ventilador industrial compõe o sistema de ventilação. Também fazem parte desse sistema dutos de insuflamento e exaustão, dampers, filtros de manga ou plano, coletores de contaminantes, abafadores de ruídos e controladores eletrônicos.

O equipamento possui pás que deslocam o ar e gera uma corrente de vento. Em contato com o ambiente, essa corrente efetua a troca de calor, o que garante maior conforto térmico.

Quando a corrente de ar gerada pelo ventilador industrial entra em contato direto com a pele, ela promove a evaporação da água, assim eliminando o calor presente no corpo.

Um ventilador industrial pode diminuir a sensação térmica do ambiente em até 3°C, favorecendo os colaboradores e o maquinário.

Continue sua leitura e veja os principais tipos de ventilador industrial utilizados nos ambientes de produção.

 

Como funciona um ventilador industrial? 

 

Existem três tipos de ventilador industrial que atende as necessidades do parque fabril. A escolha do modelo deve seguir as especificações do sistema de ventilação que irá prever qual atenderá melhor às necessidades do ambiente. Os tipos de ventilador industrial são:

 

  • Centrífugo industrial.
  • Rotor axial.
  • Tubular axial ou semi-axial.

 

Veremos sobre cada um a partir do próximo tópico.

 

Ventilador centrífugo industrial 

O ventilador centrífugo é composto por um rotor com giro de alta velocidade localizado em uma estrutura com formato espiral.

Quando o ar entra no ventilador, ele se mantém na direção do centro de rotação, saindo de maneira perpendicular por uma força centrífuga.

Esse tipo de ventilador funciona a partir de um motor elétrico, para alimentação e conversão da energia elétrica que é movida pelo eixo que está ligado ao rotor.

O ventilador centrífugo direciona o fluxo de ar através de filtros que removem qualquer partícula presente no ar.

Existem tipos diferentes de ventilador industrial centrífugo que variam pelas pás, destinadas a aplicações específicas:

 

  • Pás curvadas para frente (Sirocco): aplicadas em câmaras frias, coifas, condensadores, torres de resfriamento e equipamentos frigoríficos.
  • Pás curvadas para trás (Limit Load): são usadas em sistemas de exaustão e ventilação industrial e também em secadores e estufas.

 

Ventilador axial

O ventilador industrial axial pode ser instalado no teto ou no chão próximo a equipamentos.

 É apresentado em 2 versões:

 

  • Ventilador axial com Grade:

É utilizado para aplicação em camaras frias, em equipamento destinados a climatização de ambientes como evaporadores, condensadores ou radiadores.

 

  • Ventilador Axial com Difusor:

Apresenta as hélices em um tubo, o que permite a conexão com o duto de ventilação. Esse modelo consegue mover volumes maiores de ar com maior eficiência se comparado a versão apenas com grade.

O ventilador industrial axial com difusor apresenta hélice de alumínio com pás de perfil aerofólio, que potencializa seu funcionamento.

 

Agora que você sabe a importância do ventilador industrial, seu funcionamento e modelos, acesse o nosso site e conheça as melhores soluções para manter a salubridade da sua indústria.

 

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades. 

Até a próxima!