A automação industrial é uma área em constante evolução, e com isso surgem novas tecnologias para atender às necessidades das indústrias. 

Os controladores e programadores são um exemplo disso, isto porque podem ser utilizados em automação industrial e em cada um dos processos que possam agilizar a tomada de decisão da indústria. 

Neste conteúdo, vamos conhecer os principais tipos de controladores e programadores que podem ser utilizados na indústria.

Continue conosco e aproveite sua leitura!

 

O que são controladores e programadores para automação industrial?

 

Os controladores e programadores são equipamentos responsáveis pelo controle de processos em uma operação industrial.

Com isso, todo o controle é realizado a partir de algoritmos específicos que garantem a programação de todas as etapas do processo, além do dispositivo poder ser utilizado para o controle dos robôs, até os processos operacionais.

Os controladores e programadores também podem auxiliar nas variáveis do ambiente, controlando a temperatura.

Para o funcionamento dos controladores e programadores, é necessário o desenvolvimento de códigos em algoritmos específicos, como PID, Lógica Fuzzy e até Redes Neurais, por exemplo. 

Com isso, conseguimos compreender que são recursos essenciais para as indústrias que desejam trabalhar com um sistema automatizado. 

Esses equipamentos utilizam raciocínio lógico e comandos para os processos, assim eles executam todas as atividades e possibilitam a entrada e saída, ou até fazer o monitoramento do funcionamento das máquinas. 

Como vimos, os controladores e programadores utilizados na automação industrial tem a função de controlar processos e monitorar máquinas durante o processo de controlador. 

Eles consistem na junção de um hardware e softwares desenvolvidos para atuar em um mesmo ambiente adverso, como os industriais e são nesses locais onde há mais presença de poeira e variações de temperaturas e vibrações.

Seu funcionamento é a partir de operações eletrônicas e lógicas, que são inseridas por programação. 

Esses equipamentos possuem capacidade para armazenar comandos e executar tarefas de forma autônoma, garantindo assim maior produtividade para a operação.

 

Quais os tipos de controladores e programadores?

 

Existem tipos distintos de controladores, que são amplamente utilizados na indústria. Também existem tipos de programadores que são utilizados para garantir o funcionamento dos controladores. 

Vejamos a seguir alguns exemplos sobre cada um deles.

 

Tipos de controladores

 

Cada tipo de controlador possui funções e usabilidades específicas na automação industrial. Os principais tipos são:

 

  • Controlador ON-OFF

Também conhecido como liga-desliga ou histerese, esse é o tipo de controlador mais simples que existe no mercado.

Ele possui um circuito comparador para analisar o sinal de entrada em relação a dois sinais de referência, denominados limite inferior e superior.

Uma vez que o sinal de entrada diminui mais que o limite inferior, a saída do controlador é ativada, assim, acionando o atuador com potência máxima.

Uma das vantagens desse tipo de controlador é apresentar um baixo custo, uma vez que só é acionado caso haja variações entre o limite inferior ou superior.

É bastante utilizado para medir temperatura, pressão e outras variáveis do ambiente.

 

  • Controlador proporcional

O controlador proporcional ou P apresenta funcionalidades mais avançadas em relação ao ON-OFF. Sua resposta é proporcional ao sinal da entrada.

Caso o sinal de entrada for baixo, a resposta também será baixa, seguindo a mesma lógica para um sinal maior. Esse tipo de controlador funciona como um amplificador do sinal.

Esse modelo apresenta funcionalidades mais avançadas em relação ao ON.

 

  • Controlador Proporcional + Integral (PI)

Combina a ação proporcional com uma de integração. Ele funciona acumulando sinais ou erros, que quando aumenta a saída, aciona o atuador.

 

  • Controlador Proporcional + Derivativo (PD)

Consiste na junção do controle proporcional (P) com o integral (PI).

É utilizado para sistemas que precisam de ações rápidas em caso de erros, sendo bastante sensível a ruídos.

 

  • Controle Proporcional + Integral + Derivativo (PID)

Equivale à união dos controladores PI e PD, sendo utilizados para operações que demandam precisão e correção imediata de erros.

 

Tipos de programadores

 

Para que os controladores entrem em funcionamento, é preciso utilizar os programadores para garantirem suas tarefas.

Para tanto, são utilizados alguns tipos de programação para garantir o funcionamento adequado dos controladores.

As principais linguagens dos programadores são:

 

  • Lista de instruções

É composta por dados sequenciais e atende aos comandos de hardware, sendo utilizada em partes sistêmicas ou sistemas de porte menor.

 

  • Texto estruturado

É uma linguagem textual moderna, utilizada em aplicações mais complexas. Garante a administração de dados como data e hora.

 

  • Diagrama de Ladder

É o tipo de programação mais utilizada. Seus circuitos de comando são gerados a partir de lógica de relés e contatos elétricos.

 

  • Diagrama de blocos funcionais

A programação trabalha com blocos integrados e de maneira hierárquica, sendo utilizada em aplicações que demandam troca de dados entre os elementos de controle.

 

  • Sequenciamento gráfico de funções

Consiste em uma linguagem gráfica, sendo ideal para operações sequenciais. É utilizada em aplicações de grande porte.

Como vimos, os controladores e programadores para automação industrial possuem diversos tipos. O ideal é elaborar um projeto detalhado para entender quais desses tipos se aplicam ao tipo de opção.

 

Agora que você conhece os tipos de controladores e programadores, conheça as nossas soluções e veja como podemos ajudar a deixar sua operação mais otimizada.

 

O que achou deste conteúdo? Comente, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras noticias para seu negócio. 

Até a próxima!