A automação industrial possui um papel fundamental para o processo de produção de diversos segmentos.
Atualmente, com os novos padrões da indústria 4.0, a automatização de processos se tornou uma prioridade para indústrias que desejam aumentar a competitividade.
No artigo de hoje veremos o que é a automação industrial, e quais as vantagens que ela proporciona para indústrias de diversos setores.
Tenha uma excelente leitura!
O que é automação industrial?
A automação industrial é o uso de controles e técnicas automatizadas para aumentar a produtividade, economizar energia e melhorar a qualidade nos processos da empresa.
Ela pode ser implantada em diversos setores da indústria, como mineração, siderurgia. montagem de veículos, entre outros.
Com a automação industrial é possível realizar atividades diversas com o auxílio de máquinas e equipamentos.
Isso traz diversos benefícios para a empresa, pois aumenta a produtividade, reduz os custos operacionais, melhora a qualidade do produto e oferece mais segurança, além de ergonomia para os colaboradores.
Além disso, a automação industrial também contribui para a redução no número de erros humanos que podem ocorrer no processo fabril.
Dessa forma, ela tem grande impacto no processo de produção, evitando desperdícios, e entregando mais precisão no produto, garantindo a entrega exata da demanda.
Os sistemas de automação atuais são divididos em duas partes:
- Operacional:
Onde existe a automatização de processos através do trabalho integral de máquinas programadas para realizar atividades diversas.
- Controle:
Permite a integração de todos os equipamentos para que se comuniquem entre si, atuando de forma sincronizada de acordo com os processos de trabalho.
Como a automação industrial é implementada?
A automação industrial é uma ferramenta indispensável para a produtividade das empresas.
Seus benefícios são inúmeros, entre eles, aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade dos produtos e aumento da segurança no trabalho.
Para implementar a automação industrial em uma empresa, é necessário fazer um diagnóstico do processo produtivo e identificar as áreas que podem ser automatizadas.
É importante lembrar que a automação não substitui o trabalho humano, mas complementa e otimiza as tarefas já existentes.
Após o diagnóstico, é preciso elaborar um projeto de automação, considerando todos os aspectos técnicos e operacionais envolvidos. O projeto deve ser bem planejado para evitar problemas futuros.
Uma vez implantada a automação industrial, é preciso monitorar constantemente o seu funcionamento para garantir que está atendendo às expectativas.
A equipe técnica deve estar sempre à disposição para fazer manutenções preventivas e corretivas quando necessário.
Principais vantagens da automação industrial
Os objetivos da automação industrial podem ser resumidos em produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade e segurança operacional.
Com base nesses objetivos, podemos considerar que empresas que trabalham com processos automatizados são beneficiadas de inúmeras formas, além de cumprir os objetivos almejados.
Conheça a seguir as principais vantagens que a automação industrial proporciona para empresas de diversos segmentos.
Aumento da produtividade
A partir da automação industrial, a cadeia produtiva pode apresentar ciclos mais rápidos, aumentando a eficiência na produção.
Além disso, atividades mais complexas e repetitivas podem ser realizadas com muito mais rapidez e precisão quando comparadas a processos manuais.
Também existe a questão do tempo de trabalho. Enquanto colaboradores humanos trabalham em turnos, uma máquina pode trabalhar 24 horas por dia sem interrupções.
Maior qualidade de produto
Outra vantagem da automação industrial, é a produção com maior qualidade.
Já é possível contar com máquinas inteligentes que garantem a qualidade e padronização do processo de produção, de forma pré-definida no próprio sistema.
Assim, toda a linha de produção mantém qualidade e conformidade com os padrões estabelecidos, o que pode não ocorrer em um trabalho mais artesanal.
Redução de custos
Com a automação industrial é possível produzir mais em menor tempo, aumentar a qualidade do produto e ainda reduzir custos de produção.
Estes custos englobam não só a necessidade de colaboradores humanos, como salários e horas extras, mas também o desperdício de matéria-prima.
Operação mais segura
Em uma operação automatizada, atividades de maior risco à mão de obra humana podem ser realizadas por máquinas.
Além disso, o maquinário moderno possui sensores que garantem sua paralisação em caso de riscos de acidentes.
Outro ponto também é poder mitigar riscos operacionais a partir de processos automatizados, especialmente em atividades que podem comprometer a saúde e integridade do colaborador.
Precisão nas informações estratégicas
Na automação industrial, todos os processos são integrados, podendo gerar informações em tempo real sobre seu andamento.
Essas informações são importantes para identificar e tratar gargalos em processos produtivos como auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Maior vantagem competitiva
Uma empresa automatizada possui oportunidades maiores em relação a empresas que ainda trabalham de modo artesanal.
Sua vantagem competitiva aumenta não só pela sua velocidade na produção, mas também na capacidade de atendimento, uma vez que a empresa passa a produzir em larga escala.
Monitoramento remoto
Uma das grandes vantagens da automação industrial é a possibilidade de permitir o monitoramento remoto da operação.
Isso garante maior controle sobre os processos executados, acesso fácil a informações relevantes e acompanhamento da produção para tratamento de problemas em tempo hábil.
Agora que você já conhece mais sobre a automação industrial, conheça as soluções da Elektra Automação para garantir uma operação mais eficiente.
Esse artigo foi interessante para você? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.
Até a próxima!